As Etapas de um Projeto Arquitetônico

Sempre que aqui na Line Arquitetura começamos o contato com um cliente ou potencial cliente, dentre vários temas abordados sobre nosso trabalho, há um em especial que gostamos de destacar: as etapas do projeto arquitetônico.

Destacamos este assunto pelo fato dos clientes trazerem esta dúvida: como é o trabalho do arquiteto? Como vocês fazem meu projeto? É pensando neste momento que decidimos escrever sobre as etapas do projeto arquitetônico que desenvolvemos aqui na Line Arquitetura.

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Mas então, quais são as etapas de um projeto projeto arquitetônico?

Podemos ordenar as etapas do projeto de arquitetura da seguinte forma:

1. Definição do programa de necessidades do projeto;
2. Levantamento/Visita ao local;
3. Estudo Preliminar;
4. Anteprojeto;
5. Projeto Legal;
6. Projeto Executivo.

Esta é a estruturação básica de qualquer projeto arquitetônico, porém é importante dizer que cada projeto é único e dependendo das características do mesmo pode haver variações nesta metodologia de projeto acima. A seguir, descrevemos um pouco sobre cada uma das etapas.

1. Definição do programa de necessidades do projeto

Nesta etapa normalmente o cliente informa o que ele precisa e quais os objetivos do projeto. Por exemplo, se for uma casa: quantos quartos, banheiros, sala, 1 ou mais pavimentos, padrão de acabamentos e etc. Em caso de prédio e qualquer outro tipo de empreendimento, é feito o mesmo levantamento junto ao cliente. Após isto é falado sobre os custos da obra, a previsão de investimento e metragem da obra esperada.

Após estas informações esclarecidas é possível se analisar se é mesmo viável fazer tudo o que o cliente deseja ou se há a necessidade de se redimensionar o projeto ou dilatar o aporte financeiro para realizar a necessidade e/ou sonho do cliente.

2. Levantamento / Visita ao local

Nesta etapa, é feito o levantamento de dados para início dos estudos do projeto: Levantamento topográfico e planialtimétrico do terreno, quando necessário. Caso necessário, a equipe visita o local da obra, para além de tomar dados, ter uma melhor percepção do contexto onde será implantado o projeto.

Analisa-se também a escritura do terreno ou planta original, além de se analisar questões legais sobre o terreno ou edificação, como Plano Diretor do Município, que determina o que pode ou não ser feito no local.

3. Estudo Preliminar

Nesta fase são desenvolvidos os estudos iniciais. Analisa-se a orientação solar, a oportunidade que o local oferece, como vistas privilegiadas, incidência de correntes de vento, etc. São geradas as primeiras plantas, mais simples ou mais complexas, dependendo do projeto. Nelas são propostas as áreas do projeto, tanto internas quanto externas. Para se chegar a uma metragem total aproximada construída e com isso podemos calcular o custo estimado da obra.

Com estes primeiros desenhos equipe e cliente conseguem debater e analisar os pontos positivos (que devem ser aprofundados) e negativos (que devem ser descartados ou corrigidos). Após esta primeira rodada, se necessário, novas propostas são desenvolvidas até que se chegue a um resultado onde todos os envolvidos entendem como ideal para se partir para os aprofundamentos mais detalhado do projeto.

4. Anteprojeto

Aqui são desenvolvidas plantas mais detalhadas do projeto, com definições mais específicas do projeto. Após este desenvolvimento e aprovação do anteprojeto, são enviadas as plantas para as equipes responsáveis pelos projetos complementares, que são os projetos: estrutural, hidrosanitário, elétrico, preventivo de incêndio (quando necessário).

Quando concluídos os projetos complementares, estes são enviados à equipe responsável pelo projeto e esta fará o que se chama de compatibilização, que nada mais é que adequar o projeto em desenvolvimento com os projetos complementares, fazendo desta forma com que tudo fique integrado de forma harmônica e funcional.

5. Projeto Legal

Nesta etapa é desenvolvido um desenho do projeto já definido como um todo. As pranchas impressas (ou digitais, dependendo do município) devem ser formatadas nos padrões que a Prefeitura do Município e seus órgãos fiscalizadores exigem para que seja aprovado pelos mesmos e a obra autorizada a ser executada.

6. Projeto Executivo

Nesta etapa é feito o desenho e pranchas detalhadas do projeto que serão enviadas para o canteiro de obras e ficarão sob responsabilidade do mestre de obras e do responsável técnico pela execução. Serão usadas para a execução do projeto e não devem jamais ser retiradas do canteiro de obras. A obra não pode começar sem todas as plantas do projeto executivo estejam concluídas e entregues à equipe responsável pela execução da obra.

Concluindo

Vimos anteriormente às várias etapas de um projeto de arquitetura. É importante dizer que dependendo do projeto pode ser necessário à contração de outros profissionais responsáveis pelos projetos complementares.

Uma etapa que não está destacada aqui é a de Execução de Obra. Como as demais, esta é uma fase importante, pois é quando o projeto sai do papel e torna-se realidade. É imprescindível que seja contratada uma equipe experiente e profissional para acompanhar a execução da obra, garantindo que tudo ocorra conforme os projetos, dentro da qualidade, prazo e orçamento planejados. (Falamos mais sobre a execução de obras aqui no blog. Acesse aqui.)

Como dito no início desta publicação, cada projeto é único e o arquiteto responsável e sua equipe, junto ao cliente, decidirão o que será feito e quais as necessidades específicas devem ser atendidas para que o projeto seja desenvolvido e executado de modo que atenda aos objetivos do cliente.

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