Projeto de Arquitetura: etapa de levantamento

Em nossa série de postagens sobre “Projeto de Arquitetura” aprofundamos as variadas etapas que quase todo projeto arquitetônico possui. Neste post falaremos sobre uma das fase iniciais de projeto de arquitetura: o levantamento e visita ao local.

LIA23 - CTA Blog - Casa do Plaza 02

Mas o que seriam o levantamento e visita ao local em Projeto de Arquitetura?

O levantamento em projeto de arquitetura é a tomada de dados para o início dos estudos do projeto. Dentre estes dados iniciais podemos destacar as dimensões, níveis e pontos específicos dentro do terreno onde será realizado o projeto. Estas e outras informações são registradas em um importante documento conhecido como Levantamento Topográfico Planialtimétrico:

“O Levantamento Topográfico Planialtimétrico é um levantamento topográfico que busca representar com a maior precisão possível a porção de terra urbana ou rural em um Modelo Digital do Terreno (MDT), ou seja, é a representação plana das 3 dimensões do terreno com todos nos níveis encontrados na propriedade como altura de estradas e seus taludes de corte ou aterro, níveis de açude, desníveis das pastagens, plantações, cercas, currais, matas, brejos entre outros diversos itens que pode-se encontrar em uma propriedade. Em um lote calcula-se o desnível de todo o terreno para otimização da construção.”

Exemplo Levantamento Topográfico.
Exemplo Levantamento Topográfico.

O levantamento topográfico funcionaria como uma espécie de “planta baixa” do terreno do projeto. Nela podemos observar, como se estivéssemos vendo de cima, a posição precisa dos elementos que compõem determinado terreno. Imagine uma árvore ou pedra em um lote. Saber a exata posição destes elementos ajudará a equipe de arquitetos a projetar a edificação com maior precisão e segurança, evitando ou aproveitando tais elementos.

Outra atividade que ocorre na fase de levantamento é medir as edificações existentes no local de projeto. Por exemplo, digamos que em um terreno há uma casa e o proprietário contratou arquitetos para realizar um novo projeto, porém quer manter parte da edificação atual (partes da estrutura, algumas paredes, etc). Nesta situação, a equipe de profissionais contratada deve ir até o local e realizar a medição desta edificação, captando área, medidas das paredes, pé direito, níveis, aberturas, enfim, tudo o que deverá ser mantido para o novo projeto. Com estas medidas em mãos então os arquitetos podem desenvolver o projeto com precisão, garantindo a qualidade e execução do mesmo.

projeto de arquitetura
Levantamento de medidas edificação.

Vale dizer que, mesmo que haja uma edificação e esta já tenha um projeto com suas medidas, é importante que a equipe de profissionais vá ao local e valide estas medidas. É preferível investir um pouco de tempo no início validando informações do que horas e recursos financeiros tendo que remediar projetos concebidos sobre medições incorretas.

Além do levantamento topográfico e tomada de medidas, a visita ao local permite que a equipe de arquitetos possa ter uma visão ampla do contexto do projeto, observando o entorno imediato do terreno, bem como “sentindo” o caráter do local. Esta vivência é fundamental para o sucesso do projeto pois permite um entendimento mais profundo de como este entorno, natural ou construído, pode influenciar direta ou indiretamente no projeto.

Alguns exemplos situações que a visita ao local pode evidenciar:

  • um morro próximo que pode vir a obstruir a luz solar a partir de determinado horário ou época do ano;
  • uma edificação que pode influenciar a incidência de ventos sobre o projeto;
  • um estilo de arquitetura das edificações em volta que podem não harmonizar com a linguagem arquitetônica previamente sugerida para o projeto.

Estas percepções não devem ser vistas como limitantes na criação do projeto, mas como condicionantes que servem mais como orientação no sentido de se obter resultados mais sólidos e perenes.

Concluindo

Como vimos, a etapa de levantamento em um projeto de arquitetura tem caráter mais técnico e deve ser realizada de forma criteriosa pois esta servirá como base para o desenvolvimento de todo o projeto. Erros nesta fase podem ocasionar grandes perdas mais a frente. Certifique-se de que profissionais sérios e experientes sejam contratados para garantir que a fase de levantamento seja conduzida de forma apropriada.
LIA23 - CTA Blog - Casa do Plaza 01

 

Uma breve revisão das principais etapas do Projeto de Arquitetura:

1. Definição do programa de necessidades do projeto;
2. Levantamento e visita ao local (você está aqui)
3. Estudo Preliminar;
4. Anteprojeto;
5. Projeto Legal;
6. Projeto Executivo.

Em breve publicaremos posts específicos sobre as demais etapas do projeto de arquitetura.

Referências

Zeneti
Inovar Topografia

 

—-
Gostou deste conteúdo? Comente, sua opinião é muito importante e nos ajuda a sempre melhorarmos nossas publicações.

Caso esteja planejando construir ou fazer projeto de interiores, entre em contato com a Line Arquitetura. Nossa equipe de profissionais está a disposição para poder ajudar você com seu projeto!

47 3246 3527
contato@linearquitetura.com.br

www.linearquitetura.com.br

Rua 248, nº 273 – Executive Center – sala 9
Meia Praia – Itapema – SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *